sábado, 30 de outubro de 2010

Lavando roupa suja

"Imagine que cada um de nós, renascendo do planeta, é portador de um fato sujo para lavar no tanque da vida humana. Essa roupa imunda é o corpo causal, tecido por nossas mãos nas experiências anteriores. 
Compartilhando, de novo, as bênçãos da oportunidade terrestre, esquecemos, porém, o objetivo essencial, e, em vez de nos purificarmos pelo esforço da lavagem, manchamo-nos ainda mais, contraindo novos laços e encarcerando-nos a nós mesmos em verdadeira escravidão. (...) 
O Umbral funciona, portanto, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena".

Espírito André Luiz, no livro "Nosso Lar", de Chico Xavier

Sentir

Sinto
Algo aqui dentro está a mudar
Sinto
Não sei qual caminho tomar
Sinto
Um mistério de sensações
Sinto
Posso tomar diversas direções
Sinto
Estou num momento de transformar
Sinto
Posso tudo ao me observar
Sinto
Me envolvo em emoções
Sinto
Possuo o amor de grandes corações

Domingo no parque

Parque do Ibirapuera

"O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração!"

Filme: Metrópolis, de Fritz Lang, 
exibido domingo, 24, com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, 
na parte externa do Auditório do Ibirapuera.

Animal de poder

A simbologia animal está profundamente gravada no inconsciente coletivo da humanidade. Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que condicionam nosso comportamento consciente.
Existem algumas maneiras de se descobrir o animal que está presente em nosso interior, seja através de ritual, concentração ou mesmo da intuição. Conhecido como Animal de Poder, Totem ou Animal Guardião, estão mais próximos da Fonte Divina. Quando tomamos a consciência de sua existência, fortificamos os poderes que estão escondidos em nosso interior, pois há um aumento de nossa resistência a doenças e de nossa auto-confiança. Cada animal traz uma essência espiritual e, através dela, cada um com seu próprio modo ou estilo de vida, com sua própria medicina, nos leva a crescer e transmite-nos a sua sabedoria.


Como serpentes, os cavalos também simbolizam alguns aspectos da energia psíquica. O cavalo possibilita ao homem entrar em contato com seu lado instintivo e ter maior domínio sobre ele.
Cavalo - Poder interior, fibra, resistência, fidelidade, liberdade, viagem, adverte de possíveis perigos, guiando na superação de obstáculos, acelera o crescimento pessoal. Liberdade de espírito, viagem xamânica, força, clarividência.



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Definição de Saudade


DEFINIÇÃO DE SAUDADE
artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista


Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças. 

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei: 
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei: 
— E o que saudade significa para você, minha querida?
— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica
Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.
Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

ATITUDE É TUDO!!!
Seja mais humano e agradável com as pessoas. 
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
- Viva com simplicidade.
- Ame generosamente.
- Cuide-se intensamente.
- Fale com gentileza.
- E, principalmente: Não se queixe da vida.

Liberdade para ser livre

Para quê buscar a liberdade 
se esta é uma condição 
que a unica coisa que nos limita é a mente?

Não há limites


A cada dia que passa...
Percebo que sou um ser com infinitas possibilidades.
Qual é o meu limite?
A perfeição é atingida no momento presente. No estar aqui.
Posso ir a qualquer lugar.
Posso estar em qualquer tempo.
Espaço e tempo não são reais.

"A vida toda eu tive essa necessidade de saber".
"Para voar tão rápido quanto o pensamento, a qualquer lugar que existe, que já existiu, ou existirá, tem de começar sabendo que já chegou."
Fernão Capelo Gaivota (filme)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Yoga method

Meus méritos não se dão pelo método.
Meus méritos vêm do meu esforço.
Vêm da minha dedicação.
Vêm da minha disciplina.
Vêm do meu amor pela prática.
O Yoga é um caminho da auto-realização.
Mas nada faz sozinho.
O método não se faz por si só.
O método é uma oportunidade.
Algo necessário para que o buscador vá em sua própria direção.

Abrindo caminhos

A cada medo que vai embora 
é mais um passo a caminho da liberdade.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A verdade verdadeira

Não existem várias verdades universais. A verdade é uma só!
As experiências que os seres humanos passam por aqui podem servir pra constatar isso.
A verdade é única.
As coisas que acabam mudando, se transformando em outra coisa, não é uma verdade.
É passagem. É um caminho.
Mesmo que o caminho seja muito bonito, cheio de flores, orientador, se não for verdadeiro, pode acabar.
O caminho da verdade é infinito.
É um caminho que, quando você encontra, dificilmente irá se perder.
Achar que você descobriu o caminho também é se perder. A verdade já existe, então ela não pode ser descoberta. Pode ser encontrada, ou re-encontrada.
Afinal, todos nós viemos dela.
Simplesmente esquecemos disso quando estamos aqui, nos perdendo.

Parabéns! 1 ano!


Quando veio o insight de criar um blog, pensei: Qual o objetivo?
Claro, é importante ter isso claro!
Compartilhar.
Tudo devido a uma situação específica, que se tornou a primeira postagem desse blog.
Compartilhar coisas que vem do coração.
No caso, não tinha sido o meu, mas o tocou.
Agora, nesta data querida, após reler todos os textos que coloquei aqui, percebi que o objetivo está sendo seguido, mas ele se expandiu a um lado "um pouco" mais profundo.
O meu próprio autoconhecimento dessa pessoa aqui (com redundância pra enfatizar...).
Tenho colocado aqui coisas que nem sei nomear de onde vêm. O que sei é que faz parte de uma história que é só minha, mesmo sendo parecido com outros processos, de outras pessoas, o processo aqui é só meu.
Às vezes me sinto como minha própria psicóloga.
Releio alguma postagem e pergunto: quem escreveu isso??
Mas aí lembro exatamente o que estava vivendo e mais uma vez agradeço. Passou...
Sendo esse meu instrumento, desejo a ele vida longa, cheia de descobertas, aventuras, viagens, crescimento, emoções, amadurecimento, amor e ... liberdade!

Aqui vai uma citação de um livro indispensável a qualquer mulher: Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés.

"É importante ter um repositório para tudo o que sentimos e ouvimos da natureza selvagem. Para algumas mulheres é o seu diário, onde elas deixam registrada cada pena que passa voando (...) É, os repositórios são a solução para o problema de toda perda de energia, isso e mais alguma coisa".

Mapa astral do blog,
com mesmo ascendente (gêmeos) e lua (sagitário) que eu :)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tô só observando... (5)

"Por que a prática de Ashtanga nunca é a mesma? 
Todas podiam ser igual a hoje. 
Ou melhor".

Responsabilidade

E eu achando que minha vida estava calma, tranquila, sem agitos, num marasmo.... Tava até criando novos projetos, o lado artístico que às vezes dorme querendo acordar, mas nada novo fluiu (ainda) além das idéias, que nunca são poucas.
Foi então que me vi sendo iniciada em Reiki.
Pois é, as coisas boas também aparecem assim na vida, sem programação, nem expectativa. Veio a informação: Ro, vai ter curso de Reiki. Onde? Aqui, na sua sala! Que legal, quando? Na próxima 5ªf. Ok, põe meu nome ai, vou fazer!
Mas...o que é Reiki mesmo?? Ah, o que importa...vou fazer.
Começou quinta passada, 14, e na hora já senti uma conexão com a professora, Valquíria, que hoje já é minha mestra, e com essa história de Reiki. Como disse o namorado: "Que dizer que você tá aprendendo uma coisa que você já sabe, né Ro!". Pois é, às vezes acabo criticando essa mania de por nome nas coisas, mas acho que eu precisava colocar nome nisso que já sabia. Talvez para crer mesmo...
As informações não foram muitas. Quer dizer, não precisei anotar nada. Mas...trabalho com chakras todos os dias com a prática de ashtanga. Então as rodas invisíveis já estão sendo preparadas a tempos.
Sensibilidade. Isso tenho de sobra. Fé no processo, também. Fé na cura através da energia. Comprovação quântica (adoro essa palavra) de que TUDO é energia. A mesma energia. Tem a mesma origem. 
E o melhor de tudo: ser um CANAL.
Simplesmente incrível. Pra variar...intenso! Mas me sinto leve, pronta, feliz, disposta, cheia de energia vital.

Tenho consciência que eu sou responsável pelos meus atos. 
Pelos meus pensamentos. 
Pela minha energia.
Nós somos o que somos. 
Não adianta querer mudar a própria essência.

CHO KU REI! CHO KU REI! CHO KU REI!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Andar com fé eu vou

E num momento da vida o Universo te põe na parede e pergunta:
Você tem mesmo fé?
Qual o tamanho da sua fé?

O que você responde?
De onde vem essa fé?

Na fé não há dúvida. Não há "será"...
A fé vai além da crença.
A fé sustenta qualquer perrengue.
A fé vem da alma.
A fé vem de dentro da nossa essência.

O divino está aqui. Presente. E deve ser lembrado sempre.
O divino vive no e além do corpo.

Tô só observando... (4)


"Quem disse que é mais devoto 
aquele que vai ao templo, à igreja, ao ritual?"

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Desapego

O desapego com relação a um sentimento 
é muito mais profundo 
do que o desapego com relação a algum 
bem material.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Saudação aos mestres

GURU DHYÄNAM

gururbrahmä gururvishnuh gururdevo maheshvarah 
gurussäkshät parambrahma tasmai srigurave namah

O mestre é Brahmä, é Vishnu, é o Senhor Shiva. O mestre é o absoluto Brahman que é experienciado por cada um. Saudações ao reverenciado mestre.


fonte: Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito – www.vidyamandir.org.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Amar o amor


"Amo como ama o amor. 
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. 
Que queres que te diga, além de que te amo, 
se o que quero dizer-te é que te amo?"

Fernando Pessoa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

All you need is love



"There's nothing you can know that isn't known
Nothing you can see that isn't shown
Nowhere you can be that isn't where you're meant to be
It's easy

All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need"

Viva Chile! Viva la vida!

Vivemos sempre em processos de mudanças e transformações no mundo, e a maioria deles acontece de forma dura, com sofrimento, dores e comoção. E é assim porque, se fosse o contrário, ninguém daria tanta atenção.
O que aconteceu hoje, o resgate dos 33 mineiros que estavam presos há 70 dia numa mina no Atacama, teve repercussão mundial, comoveu a todos, sem fronteiras, sem qualquer barreira, intervenção de partidos políticos, nem interesses pessoais. A única coisa que importava ali era a coisa mais importante da vida...ela mesma, a VIDA!
Vivemos todos separados, em guerras internas e externas, competindo com os outros e com nós mesmos. Guerra essa que parece sem fim, porque, afinal, todos crescemos com um objetivo na vida: vencer. Mas...vencer o que mesmo? De quem? Eu não sei de onde começou essa idéia que "tenho que ser o melhor", "tenho que ser o primeiro". Nunca me encaixei nisso, nunca compreendi. Deve ser por isso que não curtia esportes em grupo, competições... Teve uma época que eu até curtia futebol, até perceber que quem não torce pro meu time tem que ser meu inimigo. Larguei, prefiro a paz.
Num momento como esse resgate, prevaleceu a COMPAIXÃO, o amor ao próximo, a força de viver, autocontrole, determinação...viva a vida!

Chile na cabeça, amor no coração e Atacama na mirada

Quantas pessoas tem que sofrer para o mundo acordar?
Quantas guerras tem que haver para as pessoas entenderem que o caminho da paz é a melhor escolha?
Quanto dinheiro os envolvidos na política tem que ganhar (ou perder) para compreenderem que a pobreza está na história de ganância e apego que eles mesmos transmitem às pessoas?
Quanto tempo ainda as pessoas vão permanecer sofrendo, na ignorância, buscando coisas que são impermanentes?
Quando os seres humanos vão compreender que a felicidade já existe dentro de cada um?
E que o AMOR a si e ao próximo é a coisa mais importante da vida...

OM shanti shanti shantih OM
OM paz paz paz OM

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eu te admiro

"O amor só é possível quando você atribui um valor mais alto à pessoa do que a você, quando você vê nela ou nele uma personalidade que, pelo menos em algum sentido, é superior à sua."

Theodor Reik

O que você vai ser quando crescer?


Quando criança, sonhava com uma vida.
Podia viver em um sonho.
Tinha amigos imaginários.
Ou imaginava te-los.
Brincava o dia todo de boneca.
E também acreditava ser uma.
Jogava jogos comigo mesma.
E muitas vezes não saía vencedora.
Não tinha preocupação em concluir nada.
O importante era estar ali.
Tudo podia ficar para o dia seguinte.
Mas podia ser esquecido por uma novidade.
Criava línguas, histórias, lugares.
Que talvez já tenha vivido algum dia.
Me perguntavam o que eu ia ser quando crescer.
E eu não me importava em ser gente grande.
Continuava sonhando o que, ou quem, eu podia ser.
Nos próximos segundos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que faz sentido...

Não faz sentido eu continuar errando da mesma forma que já errei.
Não faz sentido eu continuar buscando uma coisa que já encontrei.
O que faz sentido é eu viver da forma que sempre sonhei.
O que faz sentido é eu amar, como nunca amei.

Tô só observando... (3)

"Amor pode ser medido,
comparado,
virar uma fórmula?"

Tô só observando... (2)

"Quem disse que seu tempo é mais valioso 
que o meu?"

Tô só observando... (1)

"Quem disse que seu processo é mais evoluído 
que o dos outros?"



Começo aqui uma série de observações... É bom esclarecer que esse "eu" oculto antes do "tô", não sou eu aqui, pois essas observações podem servir para qualquer um que ler isto, inclusive eu.

A verdadeira família

Quem são nossos pais, irmãos, companheiros, amigos nessa vida?
Quem são os verdadeiros familiares?
Quem está ensinando/aprendendo para/com quem?
Qual o motivo dessas pessoas terem entrado no nosso caminho?
Qual meu grau de envolvimento com essas pessoas?

Cada Ser tem a sua responsabilidade nessa vida.
Cada pessoa que aparece é uma benção em sua evolução espiritual. Principalmente se aparecer como um desafio.
Lembre-se sempre que o mais importante, o que dá sentido a vida, é ter Deus no coração. Sua família é essa.
E que cada desafio que aparece é uma grande OPORTUNIDADE para o crescimento individual.

Você é responsável por você

Se quando você está ajudando o outro, o ouvindo, dando conselhos, você acha que está ajudando SOMENTE o outro, que assim o assunto vai se resolver, você ainda não entendeu nada, ou entendeu tudo errado...
Aquilo que veio até você serve para você se observar, se ajudar, porque a unica pessoa que pode te ajudar a mudar é você mesmo. Mais ninguém.
Os outros são só instrumentos.
Então, não espere nada de ninguém. Não dependa do outro esperando uma mudança.
O unico responsável por você, é você mesmo.
Ninguém mais...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tchau passado

"Atiramos o passado no abismo,
mas não nos inclinamos para ver
se ele está bem morto."

William Shakespeare

Pra onde você rema

Cada um tem seu processo.
E tem gente que nem entra nele...
Só depende de você.
Mudar...
Parar...
Deixar o barco afundar...
Remar...
Não dá tempo de esperar.
Quando você vai ver, já foi!
Não tem fuga.

Mente, que mente

Engraçado pensar que mente (essa que está na nossa cabeça) tem a mesma raiz de mentira (que também está dentro da nossa cabeça).
Só mente quem tem mente.
Se não há mente, não tem como haver mentira.
Pois só a mente a cria.
Se a mente que cria a mentira, o que acontece quando não há mais mente?
Só(mente) a verdade.
Onde vive a verdade, não há espaço para a mentira.
Onde vive a verdade, não há espaço para quem mente.
Onde vive a verdade, não há espaço para a mente.
Então é isso, para encontrar a verdade, o ponto fundamental é dissociar a mente.
Não entrar na onda de vrittis, que vive na mente...
Viver Simples-Mente a Verdade.
Consciente-Mente.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Praticar, o amor

Ao se viver com amor, tudo fica mais rico.
Ao praticar com amor, tudo fica mais bonito.
Se a vida está dura, a prática endurece.
Se a vida está fácil, a prática amolece.
E tudo que for inverso, também é verdadeiro.
E tudo que é verdadeiro, também é inteiro.

Nada é só bom

"A felicidade pode ser uma mercadoria ordinária, vendida e não entregue".
Texto: ELIANE BRUM

Ao assistir ao novo filme de Arnaldo Jabor, “A Suprema Felicidade”, fiquei desesperada porque não tinha uma caneta e um bloquinho. Eu nunca ando sem uma caneta e um bloquinho. Mas assisti ao filme na abertura do Festival de Cinema do Rio, na quinta-feira (23/9), vestida para festa e com uma daquelas bolsas ridículas onde mal cabem o batom e o dinheiro do táxi. Um problema quando ouvimos uma frase realmente ótima e tudo o que encontramos para retê-la é um bastão com algum nome bizarro como “beijo fatal”. Tive de apelar para a minha péssima memória porque há no filme algumas frases imperdíveis. Daquele tipo essencial, tão boas que parecem simples e até óbvias e você quer morrer por nunca tê-las escrito. Estas frases unem as memórias do cineasta, que vão emergindo no filme do mesmo modo que as lembramos na vida – sem linearidade e só aparentemente descosturadas. Fiquei repetindo-as durante toda a sessão para mim mesma. Consegui que sobrevivessem razoavelmente ilesas. E a primeira delas é a do título desta coluna: “Nada é só bom”.
Virou meu mantra desde então. Vejo tanta gente sofrendo por aí, achando que sua vida está aquém do que deveria ser, porque tudo deveria ser só bom. Não sei quando nos enfiaram garganta abaixo esta ideia absurda de um estado de felicidade absoluta. Uma espécie de nirvana a ser alcançado em que nada mais nos perturbaria e que seríamos felizes para sempre. Na verdade, só há um jeito de isso acontecer: podemos ser felizes e mortos. Porque este estado imperturbável, imune à vida, só se alcança na morte.
Acho que a grande causa atual de infelicidade é a exigência da felicidade. É o deslocamento do lugar da felicidade para o centro da vida, como um fim a ser alcançado e a medida de uma existência que valha a pena. Se nos lembrarmos bem dos contos de fadas, o “e foram felizes para sempre” era exatamente o fim da história. Era quando o conto morria num ponto final porque não havia mais nada relevante para ser contado. Tudo o que interessava, o que nos hipnotizava e nos mantinha pedindo a nossos pais ou à professora ou a nós mesmos “de novo, conta de novo”, era o que vinha antes. O desejo, as turbulências, os avanços e recuos, os tropeços e os arrependimentos, os erros, o frio na barriga, a busca. Tudo aquilo que é a matéria da vida de todos. O que realmente importa.
Acho impressionante a quantidade de adultos pedindo um final feliz para as suas vidas, para suas histórias de amor, para o sucesso profissional. Não há nenhum mistério no final. Independentemente do que cada um acredita, o fato é que no final a vida como cada um a conhece acaba. Para viver, o que nos interessa não são os pontos finais, mas as vírgulas. Os acontecimentos do meio, o enredo entre o primeiro parágrafo e o último.
Escrevo pequenas histórias de ficção em um site de crônicas e alguns leitores se manifestam, por comentários ou por email, reclamando do desfecho. Eles me ensinam sobre esta exigência da felicidade por toda parte. Pedem, com todas as letras, “um final feliz”. Sentem-se traídos porque não dou isso a eles. Mas voltam na semana seguinte para se perturbarem com o desfecho do novo conto e reclamar mais uma vez. São adultos pedindo histórias da carochinha. E consumidores bem treinados para achar que tudo é produto de consumo.
Acham que ofereço a eles cachorro-quente. Por favor, um pouco mais de mostarda, duas salsichas, menos pimenta no molho. É muito interessante. Mas, de algum modo, algo nos meus “finais infelizes” os engata. Porque, em vez de me deixar para lá e ler algo mais “feliz”, voltam por alguma razão. Talvez descobrir se me rendi a tal da felicidade.
A ideia de felicidade como um fim em si mesmo encobre e desbota tanto a delicadeza quanto a grandeza do que vivemos hoje, faz com que olhemos para nossas pequenas conquistas, nossos amores nem sempre tão grandiloquentes, nosso trabalho às vezes chato, como se fosse pouco. Apenas porque nem a conquista nem o amor nem o trabalho é só bom. E há uma crença coletiva e alimentada pelo mundo do consumo afirmando que tudo deveria ser só bom. E se não é só bom é porque fracassamos.
Deixamos então de enxergar a beleza de nosso amor imperfeito, de nossa família imperfeita, de nosso trabalho imperfeito, de nosso corpo imperfeito, de nossos dentes imperfeitos e até de nossas taxas de colesterol imperfeitas. De nossos dias imperfeitos. Escolher como olhamos para nossa vida é um ato profundo de liberdade que temos descartado em troca de propaganda enganosa.
Tanta gente se esquece de viver o que está aí em troca desta mercadoria ordinária chamada de felicidade. Que, como toda mercadoria, tem essência de fumaça. Se tivesse de escolher entre esta felicidade de plástico que vendem por aí e a infelicidade, preferiria ser infeliz. Pelo menos, a infelicidade me faz buscar. E a felicidade absoluta é mortífera, ela mata o tempo presente.
Não tenho nenhum interesse por esta pergunta corriqueira: “Você é feliz?”. Acho uma questão irrelevante. O que me interessa perguntar a mim mesma – e pergunto a todos a quem entrevisto é: “Você deseja?
Desejar é o contato permanente com o buraco, com a falta, com a impossibilidade de ser completo. Desejar é o que une o homem à sua vida. Une pela falta. Tem mais a ver com um estado permanente de insatisfação. Não a insatisfação que paralisa, aquela causada pela impossibilidade da felicidade absoluta; mas a insatisfação que nos coloca em movimento, carregando tudo o que somos numa busca permanente de sentido. Desejar é estar sempre no caminho, conscientes de que o fim não importa. O fim já está dado, o resto tudo é possibilidade.
No filme de Arnaldo Jabor, as melhores frases são de Noel, avô do personagem principal, vivido pelo enorme Marco Nanini. Numa ocasião ele diz ao neto: “Ninguém é feliz. Com sorte, a gente é alegre”. E completa: “A vida gosta de quem gosta dela”. Achei de uma simplicidade brilhante. É isso, afinal. É claro que há uns poucos momentos de felicidade, mas, como diz Noel em seguida, eles duram no máximo uns 10 minutos e se vão para sempre. 
Em vez de ficar perdendo tempo com finais felizes ou se perguntando sobre a felicidade ou invejando a suposta felicidade do vizinho ou se sentindo mal porque não é um personagem de comercial de margarina, vale mais a pena tratar de viver. Tratar de gostar da vida para que ela goste de você.
Aliás, nada me dá mais medo do que gente que vive como se estivesse num comercial de margarina. Se aceitarem um conselho: corram dessas vidas de photoshop. Elas não existem. Gente de verdade vive do jeito possível – e tenta lembrar que o possível não é pouco. Isso não significa se acomodar, pelo contrário. Mas abrir os olhos para a novidade do mundo na soma subtraída de nossos dias, desejar a vida que nos deseja.
É como em outra frase, esta dita por um comprador ambulante de coisas antigas num momento crucial do filme. Um delirante Noel, assustado com a proximidade da morte e disposto a retomar a alegria, sacode na rua o personagem de Emiliano Queiroz, gritando: “Hoje é sábado, hoje é sábado”. E o comprador de coisas que já perderam o sentido diz a frase antológica, digna de um frasista como Nelson Rodrigues: “O sábado é uma ilusão”.
Sim, o sábado é uma ilusão. Então, lembre de viver também de segunda a sexta. 

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI174802-15230,00-NADA+E+SO+BOM.html

Dia de São Francisco de Assis


No mesmo dia que é a celebração litúrgica de São Francisco de Assis, meu pai nasceu.
Hoje, 04 de outubro, num dia que bate uma saudade sem tamanho, o sentimento de gratidão acaba com qualquer nostalgia e me faz sorrir, de coração, com a fé de que nosso real Ser é eterno, infinito e um só. 
Nunca antes havia pesquisado sobre São Francisco, mas sempre tivemos sua imagem em casa, e meu pai sempre me disse que ele foi protetor dos animais, assim, sempre gostei dele... 
Resolvi ler sobre ele, e encontrei sua linda oração:

"Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver ódio, que eu leve o Amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a União.
Onde houver duvida, que eu leve a Fé.
Onde houver erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser Amado.
Pois é dando que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado.
E é morrendo, que se vive para a Vida Eterna!
Amém.

Um pouco sobre a vida de São Francisco:

Giovanni di Pietro di Bernardone. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza. Desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.
Seus anos finais foram passados em tranquilidade interior, quando segundo seus biógrafos primitivos seu amor e compaixão por todas as criaturas fluíam abundantes, ao mesmo tempo em que ele experimentava repetidas visões e êxtases místicos, fazia outros milagres, continuava a percorrer a região em pregações, e multidões acorriam para vê-lo e tocá-lo. Muitas vezes deixava os irmãos e se embrenhava nas matas, a fim de meditar solitário, levando consigo apenas os Evangelhos e comendo muito pouco. Nos estados contemplativos eram-lhe reveladas por Deus não somente coisas do presente, mais também do futuro, assim como lhe fazia conhecer as dúvidas, os secretos desejos e os pensamentos dos irmãos.
Foi despedir-se de Clara e das irmãs em São Damião e voltou à Porciúncula, deu instruções para ser sepultado nu, e no por do sol de 3 de outubro de 1226, depois de ler algumas passagens do Evangelho, faleceu rodeado de seus companheiros, nobres amigos e outras personalidades. As fontes antigas dizem que nesse momento um bando de aves veio pousar no telhado e cantou. Logo em seguida o Irmão Elias notificou a todos de seu desaparecimento e divulgou sua estigmatização, até ali mantida em sigilo, seu corpo foi examinado por muitas testemunhas a fim de comprová-lo, e o povo de Assis e dos arredores acorreu para prestar-lhe sua última homenagem.
Dentro das suas práticas de austeridade era dada atenção especial ao corpo humano, a quem ele chamou de "Irmão Burrico", pois ao mesmo tempo em que ele era um inimigo e uma grande fonte de pecado, também era um instrumento para a salvação por ser o único veículo através do qual se podia levar a cabo todo o trabalho, e era ainda o campo de batalha onde se efetuava a luta espiritual, e por isso devia ser constantemente mantido sob estrita vigilância e disciplina férrea. Por outro lado, assim como Cristo suportara benignamente as grandes dores de sua Paixão, todas as aflições e doenças corporais deviam ser aceitas com paciência e alegria e encaradas como formas de purificação, o que incluía a resistência às urgências sexuais, preservando-se completa castidade, e aos apelos da gula e do desejo por confortos físicos. Mas também o corpo era visto como uma maravilha, uma das formas de expressão da bondade e da beleza de Deus, já que segundo as Escrituras o homem fora feito à imagem e semelhança da divindade, e seu corpo, depois de purificado, havia de ser o templo vivo do Deus vivo.

Cântico ao irmão Sol
Altíssimo, onipotente e bom Senhor, a ti subam os louvores, a glória e a honra e todas as bênçãos!
A ti somente, Altíssimo, eles são devidos, e nenhum homem é sequer digno de dizer teu nome.
Louvado sejas, Senhor meu, junto com todas tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que é o dia e nos dá a luz em teu nome.

Pois ele é belo e radioso com grande esplendor, e é teu símbolo, Altíssimo.

Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã lua e as estrelas, as quais formaste claras, preciosas e belas.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão vento, e pelo ar, pelas nuvens e o céu claro, e por todos os tempos, pelos quais dás às tuas criaturas sustento.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão fogo, por cujo meio a noite alumias, ele que é formoso e alegre e robusto e forte.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã, nossa mãe, a terra, que nos sustenta e nos governa, e dá tantos frutos e coloridas flores, e também as ervas.
Louvado sejas, Senhor meu, por aqueles que perdoam por amor a ti e suportam enfermidades e atribulações.
Benditos aqueles que sustentam a paz, pois serão por ti, Altíssimo, coroados.
Louvado sejas, Senhor meu, por nossa irmã, a morte corpórea, da qual nenhum homem vivo pode fugir.

Pobres dos que morrem em pecado mortal! e benditos quem a morte encontrar conformes à tua santíssima vontade, pois a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai todos vós e bendizei o meu Senhor, e dai-lhe graças, e o servi com grande humildade!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis