terça-feira, 6 de julho de 2010

En Chile

Primeiras impressões de um lugar desconhecido...

A ansiedade de uma viagem acaba quando chego em terra firme. Cheguei, não há mais expectativa, agora é deixar rolar. A primeira sensação é bem óbvia: frio. Sinto o ar gelado, seco, diferente do frio que conheço. O corpo fica duro, todo contraído, buscando um calor interno que não vem, então haja roupa, luva, gorro, meias, bota...nunca tinha dormido de gorro antes, nem com duas calças, e insistem em dizer que não está frio! Por enquanto faz sol durante o dia, e é lindo, o céu aberto com a luz que aquece o corpo e a casa. Quando o frio chegar vou saber. Espero ter dedos pra escrever!
Olhando para um lado vejo as cordilheiras, branquinhas, cheias de neve que nunca derretem, e do outro lado estão as montanhas. A indicação que tenho para me guiar, caso me perca pelas ruas de Vitacura, é: "siga sempre na direção das montanhas para voltar para casa, mesmo que as cordilheiras fiquem mais perto, é nessa direção que vc deve seguir. Aquela mais alta, que você vê da janela do quarto, é um vulcão, caso você queira voltar e esteja na direção da neve, está perdida". Adorei, claro... mas só quero ver quando começar a nevar e tudo ficar branco!
Falar espanhol está sendo engraçado, percebi que esqueci completamente o que estudei há uns anos atrás. Estou tentando acostumar o ouvido e a mente. Essa às vezes me engana, quero me expressar e ainda não sei o que é melhor, falar português (e não entenderem metade do que digo), falar portunhol (e entenderem menos ainda) ou falar port+espanhol+inglês (não entendi por que, mas minha mente insiste no inglês). Mas assim vou me virando e me divertindo comigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário