quarta-feira, 6 de abril de 2011

A chave que abre portas: suportar e sustentar


"A mulher ingênua concorda em permanecer 'na ignorância'".
...
"Fazer a pergunta certa é o ponto central da transformação. A pergunta correta provoca a germinação da consciência. A pergunta bem-formulada sempre emana de uma curiosidade essencial a respeito do que está por trás. As perguntas são as chaves que fazem com que as portas secretas da psique se escancarem".
...
"A capacidade de SUPORTAR o que se vê é a visão vital que faz com que a mulher volte a sua natureza profunda, para ali receber SUSTENTAÇÃO em todos os pensamentos, sentimentos e atos".
...
"Ah, é então que chega a etapa seguinte, ainda mais difícil: a de ser capaz de suportar o que se vê, toda autodestruição e entorpecimento".
...
"É que existe uma censura natural em todos os acontecimentos negativos e dolorosos que ocorrem em nossas vidas. O ego censor sem sombra de dúvidas deseja esquecer que viu o quarto, que viu os cadáveres".
...
"Paradoxalmente, à medida que sua vida antiga está morrendo e até mesmo os melhores remédios não conseguem esconder esse fato, ela está alerta para sua perda de sangue e, portanto, apenas começando a viver".

Clarissa Pinkola Estés - Mulheres que correm com os lobos
"O Barba-Azul"

Nenhum comentário:

Postar um comentário