sábado, 5 de junho de 2010

O ponto no fim da frase


Quando criança, uma das primeiras matérias que aprendemos em gramática, ao iniciar a escrita, são os sinais de pontuação. Saber o que colocar no fim de uma frase, em um texto, é tão importante quanto o conteúdo do texto. Demonstra, além de pergunta ou afirmação, para facilitar a leitura, emoção.
Um texto sem pontuação não tem vida, só cria confusão.
Uma vida sem pontuação não desenrola, só cria confusão.
A vida é uma história, e a forma com que desenrola é bastante definida por esses pontos, vírgulas, interrogações, exclamações e ponto-e-vírgula.
Mas já que é uma história que não está no papel, não é escrita, vai de cada pessoa saber como colocar essa pontuação no devido lugar, no devido tempo. Esse fato tem a ver com tudo, pessoas, relacionamentos, amizades, trabalho, estudo, etc.
Saber como agir não aprendemos na escola. Errando que se acerta é um clichê, mas é verdade. Através das nossas próprias atitudes desenvolvemos um discernimento sobre o que deve ser feito em determinadas situações. Algumas vezes usamos o exemplo de outra pessoa, mas só vivendo para saber se aprendemos ou não a lição.
Samsara é uma palavra em sânscrito que pode ser definida como o ciclo de nascimento e morte, que se dá por causa da ignorância humana. Não é algo que deve ser interpretado de uma forma ruim, mas devido ao samsara estamos novamente aqui nessa vida terrena.
Fatos que se repetem em nossa vida também podem ser chamados de samsara. Já que eles acontecem constantemente (basta estar atento para ver), quando percebemos (eu e amigos próximos) chamamos, brincando, de "samsarão"!
A luta diária, com tanta percepção, intensidade, atenção, é não cair de novo nesse "samsarão". Perceber quando ele pode acontecer e, nesse momento "estou prestes a...",
Afirmar: "Isso não vai se repetir".
Ou exclamar: "Isso não vai se repetir!"
Ou questionar: "Isso vai se repetir?"
Porém.....pode também ser o caso de aparecer um "samsarão" de uma forma parecida (que não é igual).
E então: "Isso não vai se repetir; será de outra forma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário