quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Humildade


Andei ouvindo muito, aqui dentro, a palavra humildade. Ai estava me perguntando: o que significa essa palavra pra você? 
A unica resposta que apareceu foi: saber que ninguém é melhor do que ninguém é ser humilde. 
Parece fácil, mas quem é humilde DE VERDADE?
Será que existe alguém que não esteja iluminado e seja realmente humilde?
Não sei, antes eu achava que eu era, até eu olhar bem lá no fundo…
Agora resolvi fazer algo que adoro, pesquisar no google: humildade...

Origem: Wikipédia

Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modestia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade. A humildade dos que vivem na pobreza, pode ser vista, pelos ricos, como uma fraqueza ou maneira de promover reverência e submissão das classes populares.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".
 ---
Fonte: pensador.info

“Pensamos demasiadamente

Sentimos muito pouco

Necessitamos mais de humildade, 
que de máquinas.

Mais de bondade e ternura, 
que de inteligência.

Sem isso,

A vida se tornará violenta e 

Tudo se perderá.”
Charles Chaplin
 ---
"Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade, e se me dás forças, não tires o meu raciocínio.
Se me dás êxito, não me tires a humildade; se me dás humildade, não tires a minha dignidade. 
Não me deixes embriagar com o êxito, quando o consigo, nem a desesperar, se fracasso.
Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso é a prova que antecede o êxito.
Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força e que desejo de vingança é a primeira manifestação da debilidade." 
Gandhi
---
E encontrei um texto chamado: 
Humildade x Orgulho

“A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".”

Nenhum comentário:

Postar um comentário