quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Praticar Ashtanga Yoga




Participei do workshop do Lino Miele, um professor italiano, que pratica a muitos anos, é certificado pelo Pattabhi Jois a ensinar Ashtanga pelo mundo. Ele ficou em SP por uma semana, dando aulas diariamente. Como dou aulas de manhã, não cogitei em fazer nenhuma prática, até ficar sabendo que podia fazer aulas avulsas... me inscrevi pra praticar na sexta-feira de feriado, às 9h, e sábado a tarde, na aula "A arte de tocar". Achei esse nome bem interessante, pois imaginei que não seria uma aula de ajustes simplesmente. Depois acabei fazendo também a prática de domingo, guiada full vinyasa.
Lino fala da prática com muito amor, dedicação como praticante, que entende o que transmite porque vive o método a bastante tempo.
Diz que a prática é mágica! Especial! Pois quem a estuda com disciplina, se torna o método.
O método que ele diz e explica com muita clareza é o Vinyasa, que significa a contagem correta de respirações para entrar e sair em cada postura (asana). Então, as passagens são tão importantes quanto as posturas, em que permanecemos algumas respirações.
Manter a fluidez dentro da prática, observando a conexão entre respiração e movimento, atenção no momento presente, presença dos bandhas (contrações) e drishti (foco de olhar), só são adquiridos pelo praticante após muito tempo de prática constante.
Estender o tapetinho todos os dias para praticar não é fácil, mas é simples. Não adianta nada pensar muito, sempre vão existir vários poréns... como disse Lino, just do it! Sempre lembrando que mesmo dentro de um método, somos livres. Freedom!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário