terça-feira, 3 de novembro de 2009

Resistência

Andei pensando que em vários momentos da vida nos utilizamos da resistência como uma forma de proteção, ou fuga, mesmo que inconsciente. Resistimos a coisas boas e ruins, que nos façam mal ou nos dão prazer...e assim vai.
A palavra resistência vem do verbo resistir, que significa: opor força à força, defender-se, não ceder, não sucumbir, conservar-se...
Vejo como formas de resistência: dor (que pode ser física ou não), medo, ilusão, preguiça, fuga, isolamento; e tudo isso aparece por não termos coragem de viver a realidade, de encarar a vida de frente, com o peito aberto.
Todos nós, sem exceção, temos como objetivo único: ser FELIZ!
Mas até para ser feliz criamos resistências, inúmeros impedimentos, por não acreditar que a real felicidade é possível. Sempre vai aparecer um porém, algo a se pensar, criar, iludir...aí, lá vai embora a felicidade e volta a tristeza. Um enorme apego ao sofrimento. E qual o motivo?
Penso que as resistências que sustentamos vêm da nossa mente. Tudo é criado lá dentro. E só depende de nós, pensadores, escolhermos o que realmente vamos alimentar.

Um comentário: