domingo, 27 de fevereiro de 2011

Prepare-se para a vida e para a morte


“Lembre-se apenas de como tem sido afortunada, por ter encontrado tantos mestres, recebido tantos ensinamentos e tido tempo e possibilidade de praticar. Prometo-lhe que o benefício disso tudo jamais será perdido.
...
Não importa se seu corpo ou cérebro estarão ainda funcionando: a natureza da sua mente estará sempre lá, como o céu, radiante, abençoada, ilimitada e imutável...

‘Agora vá embora e me deixe só!’ Se então alguma coisa a irrita ou de algum modo a aborrece, não desperdice seu tempo tentando muda-la, mas trate de voltar sempre à Visão.
Não há nada novo que precise aprender. Permita apenas que floresça em você aquilo que já recebeu, e abra-se para profundidades cada vez maiores.
Confie naquela que para você é a mais inspiradora de todas as práticas. Sentir a presença é mais importante do que dispor de detalhes de uma clara visualização.
...
Não importa o que esteja acontecendo com seu corpo, lembre-se de que seu coração nunca fica doente ou incapacitado.
...
A simplicidade da confiança total é uma das forças mais poderosas do mundo.
...
Simplesmente confie e sinta-a no seu coração. Tudo agora depende da inspiração, porque só ela relaxará sua ansiedade e dissolverá seu nervosismo.
...
Abandone tudo, solte-se de tudo.
Não se preocupe com coisa alguma. Ainda que perceba que sua atenção está vagando, não há uma ‘coisa’ particular a que você deva se agarrar. Deixe tudo fluir e deixe-se levar a benção que está em tudo. Não permita que questões menores ou insignificantes distraiam você.
Você recebeu os ensinamentos e também a introdução à natureza da mente; então relaxe, sem dúvidas na mente.
Você tem bastante sorte em ter por perto bons amigos espirituais. Anime-os a criar um ambiente de prática ao seu redor e a continuar praticando com você até sua morte e depois dela.
...
Oro para que a cada momento de despertar você possa unir-se com a prática, numa atmosfera viva e iluminada de inspiração.
Deixe que a atmosfera da prática invada os mínimos pontos da sua vida.
E permita, com ela, que a prática seja sua ultima e mais forte memória e influência sobre sua mente, entrando no seu fluxo mental no lugar dos hábitos comuns do dia-a-dia.
...
Qualquer que seja o pensamento com que morra, lembre-se, é o que retornará mais forte quando redespertar nos bardos após a morte”.

Livro Tibetano do Viver e do Morrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário