segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Iluminação Urbana - a experiência!

foto: Ali Karakas

foto: Rafael Pieroni


Fazia tempo que não vestia uma roupa de advogada, mas nesse dia o motivo era bastante especial. Meditar. Nada de fórum, audiência, trabalho. Simplesmente sentar e me observar, no meio da Av. Paulista. O traje executivo foi essencial, não só para chamar atenção, causar estranhamento, mas também para mostrar que, a qualquer momento, não só na sala de yoga, podemos estar em contato com nosso silêncio interior. Essa foi a proposta dos INFLUENZADORES ao fazer a primeira edição do Projeto ILUMINAÇÃO URBANA em São Paulo.
Nos dividimos em grupos, éramos em quase 100 pessoas, e foi tudo organizado tranquilamente, cada um no seu local. 17h30. Agora sente-se em posição de lótus e medite.
Primeira vez que meditei usando sandálias de salto, camisa, óculos e bolsa, ainda mais no canteiro central da avenida mais movimentada de São Paulo, em frente ao Conjunto Nacional.
Sentei sorrindo, muito feliz por estar ali. Então comecei a observar não só a mim, muitas informações começaram a chegar.
O som, ou melhor, o barulho foi aumentando. Carros, motos, pessoas, passantes, gritos, buzinas...veio tudo junto na minha percepção, muito rápido. Senti o calor da temperatura, que aumenta muito no asfalto, uma ventania que anunciava a chuva, depois vieram alguns pingos da chuva que foi adiada em uma hora, e o vento aumentava muito quando abria o farol e o trânsito passava em frente a mim. Ouvi gritos como: olha a chuva!, ó o espantalho!, vai trabalhar!, cuidado!, vou pegar a bolsa!...
Ninguém se moveu. O importante era sentir, se observar, e não ver. Percebi que o barulho externo era muito mais alto que o som da minha mente e dos meus pensamentos.
Depois de uns 10 min. veio o desconforto da posição, a perna esquerda em lótus começou a doer. Ok, não vou me mover, só observar. Como tudo, a dor vai passar. Até que a perna pesou e dormiu, o desconforto foi embora rápido, então senti um imenso prazer de estar ali, naquele exato lugar.
Senti uma conexão com todas as pessoas naquela linha reta, em posição firme, estável, confortável, todos voltados para dentro. Energia única. Sem se importar com as ameaças externas, que podiam ser várias. Alguns medos apareceram, mas era coisa da mente tentando se proteger...não dei muita atenção, a paz era maior. Om Namah Shivaya... Om Namah Shivaya... Om Namah Shivaya... Veio à mente o mantra de saudação a Shiva. Sim, estamos protegidos!
Após um tempo lembrei que o volume do meu despertador estava baixo, então não ia ouvi-lo após os 30 minutos de meditação. Logo ouvi algumas vozes que deveriam ser das pessoas do grupo que ficaram na mesma ilha central, então abri um pouco meus olhos e percebi a movimentação... achei que esses 30 minutos passaram rápido, ficaria mais tempo lá.
Me movimentei devagar e a perna esquerda não respondia. Lembrei do filme Kill Bill, mentalizando "move your big toe". Não podia levantar de salto e cair no meio da avenida! Sem pressa me alonguei, fiz massagem nas pernas, me espreguicei e voltei ao mundo. Muito feliz de ter feito parte dessa linda experiência, e esperando que tenha tocado o coração das pessoas. Foi INCRÍVEL!

Vários registros foram feitos e são postados no site www.flickr.com/photos/influenzadores
Para quem não participou, programa-se: em 2010 tem a ILUMINAÇÃO URBANA MUNDIAL! Para apoiar o projeto dos INFLUENZADORES: influenzadores@gmail.com

Namaste!

Um comentário: